O Grupo

50 anos - Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat

50 anos – Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat


A cultura do Brasil é muito rica na sua diversidade, formada pela união de várias etnias, moldando um povo trabalhador que constrói sua história, seu folclore e seu futuro.

Com o intuito de buscar a perpetuação da cultura germânica, da consciência étnica e manter os costumes, músicas, trajes e danças da Alemanha, Áustria e Suíça, foi fundado no dia 10 de abril de 1964, por Helmut Abeck, Isa Marchmann e Ingborg Ulrich o Grupo Folclórico Germânico. No inicio o grupo ensaiava na Instituição que hoje é o Instituto Goethe, e em 1966 filiou-se ao Clube Rio Branco. Por períodos o grupo também contou com o apoio do Círculo Cultural de Cantores Brasileiros-Germânicos Harmonia.

Em 1991 firmou parceria com o Colégio Martinus onde o grupo infantil passou a ensaiar, e no mesmo ano passou a se chamar Grupo Folclórico Germânico “Alte Heimat”, que significa “Velha Pátria”. Em 1992 iniciaram-se os ensaios do grupo de masters, na maioria pais e avós dos componentes do grupo adulto e infantil.

Em 2010 o grupo se filiou ao Clube 3 Marias onde mantém os ensaios das categorias adulto e master.

Os dançarinos essencialmente amadores, buscam manter através da paixão pela dança e aos antepassados, a tradição de todo um povo. Nestes 50 anos, realizou apresentações pelo Brasil e países vizinhos. Participou da inauguração do Teatro Guaíra e, desde então, participa todos os anos do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná.

Manter vivo os costumes que formaram o povo brasileiro não é renegar seu presente, mas sim demonstrar na atualidade a história ativa.

selo_filiacao_AINTEPAR