Miesbacher Tracht, o traje bávaro

O Miesbacher Tracht (Traje da Região da Miesbach) é um traje muito difundido, na Baviera. Ele recebe o nome da cidade que representa e é tido como referência apesar de não possuir um histórico de uso comprovado. Ele surgiu em torno de 1900 com o crescimento das comunidades de trajes de regiões da Baviera agrupando várias correntes históricas da região. Esse traje é de longe um símbolo mundial da Baviera, e em parte também da Alemanha. O traje ultrapassou as fronteiras de Miesbach e pode se considerar “em casa” em qualquer lugar da Baviera, mas é fortemente representado na região dos Alpes, Munique e região metropolitana. Até 1950, os trajes se mantinham diferentemente dentro de suas comunidades, mas com o desenvolvimento da economia o traje acabou adotando um padrão. Antigamente, muitas partes do traje só eram feitas manualmente e não estavam à venda. Com o passar dos anos, detalhes do traje acabaram se desenvolvendo dentro das comunidades, identificando-as.

O Chapéu

O chapéu é de forma arredondada. É feito originalmente de pelo de coelho adquirindo a superfície aveludada. Existe também os chapéus feitos de algodão. Como enfeite existem duas ou três voltas de cordel ao redor do chapéu.

Broches do Chapéu

Os broches usados no chapéu são tidos normalmente como uma espécie de troféu de caça. Conforme a tradição do grupo ou da comunidade podem ser usados Gamsbärte (a famoso penacho), penas de faisão, Roagaspitz (Pena de Mergulhão da Índia). A pena de águia não é propriamente usada em Miesbach, mas é muito utilizada em Munique e arredores. A forma como os broches são distribuídos e que tipo de broches são utilizados, dependem de seu proprietário e variam muito conforme a idade (do dono) e aparência (do chapéu).

A Camisa 

A camisa original é feita com tecido branco, fios cor de marfim e botões de madre-pérola. No tecido podem ser bordados as iniciais da pessoas.

Gravata 

Normalmente são usadas gravatas de seda em azul royal. A gravata é feita usualmente de seda na medida de 40 x 40 cm, que é dobrada em direção ao centro passo-a-passo e presa com presilha de gravata na altura da gola. Como alternativa ao traje de Miesbach é possível utilizar fitas trançadas ou tecidos diferentes como gravata.

Calça de Couro (Lederhose) e Suspensório (Hosenträger)

A Lederhose pode ser feita de diversas formas. Feitas à mão ou à máquina, de couro cru ou de veado, em números de forma ou sob-medida. A calça possui normalmente bordados verdes, mas pode ser amarelo. O tema do bordado diz respeito a tradições muito antigas. A calça é caracterizada por possuir na frente uma aba que pende para a frente e presa por botões, é ajustada na lateral por uma corda ou fita e possui um bolso para portar facas o qual pode receber as iniciais bordadas. Quanto ao tipo de bordade, pode ser em ponto-cruz ou no padrão S-folha. As calças para Schuhplattler (sapateado) são feitas normalmente mais finas para que a batida soe mais alto. A largura de cada fita do suspensório varia de 2 a 3 cm, é cruzado nas costas (mantido por uma presilha prateada ou similar) e o fecho é na altura do brasão. Os brasões típicos possuem temas com bordados da comunidade, do grupo, da cidade ou chifres trabalhados no mais variados temas.

Colete (Weste) 

O Colete de Miesbach é feito de feltro verde ou lilás com junção dos moldes em vermelho. As costas são em seda preta, possui bolsos na frente e botões prateados. Na parte de cima do colete, existe um fecho na altura do brasão, feito com uma ou duas correntes prateadas.

Casaco (Joppe)

O casaco é cinza escura ou cinza claro. O casaco não leva nenhum bordado nas costas e nem possui aplicações de feltro verde. No lado de dentro possui um forro de seda. O padrão do bordado na frente do casaco pode variar.

Meias (Strümpfe)

São usadas meias longas até o joelho em cinza escuro com detalhes em verde ou xadrez, ou uma meia até o tornozelo e outra na batada da perna (Wadenwärmer). Para evitar que a meia caia, é usado um cadarço na parte de cima da meio ou um elástico.

Sapatos (Schuhe)

O sapato de Miesbach é feito em couro preto, possui um salto bem marcado e curvado de trás para a frente e na base possui um arco de metal pregado ao sapato. Esse arco de metal tem uso especialmente para Schuhplattler, para produzir um sonido mais intenso em tablados de madeira.

Enfeites (Schmuck)

Adicionalmente a outros enfeites descritos acima são utilizados broches e alfinetes no casaco. (Normalmente prêmios de sapateado ou reconhecimentos de honra ao mérito). Entre os botões mais externos na frente da Lederhose pode ser usado um Bierzipfel ou Schariwari, que é uma corrente portando pedaços de chifres, moedas, presas de animais, etc. Ao traje de Miesbach pertence ainda um relógio de cordel prateado. Relógios de pulso não devem ser utilizados com o traje.

Faca (Messer)

Para facas existem duas possibilidades: um chifre ou um pé de cabra. As facas de chifre são normalmente enfeitadas com prata e o chifre é trabalhado. O pé de cabra na verdade é um pé de veado, onde a lâmina foi trabalhada para poder ser encaixada.